27/02/2011

Os vários tipos de inteligência, qual a sua?

Olá pessoal esses dias eu tive uma aula muito interessante na facu e o professor desta matéria levou para nos uma reportagem muito legal da Revista Planeta que fala sobre os tipos de inteligência isso mesmo existem mais de um tipo, não conhecia? Então vamos conhecer?!


Tipos de inteligência 
Howard Gardner identificou sete tipos de inteligência e elaborou requisitos para identificar outros tipos de talentos.
Linguística - Relacionada a leitura, escrita e fala. Pessoas que têm seu ponto forte na linguagem, como poetas e escritores, possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral. Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade são exemplos dessa inteligência.
Musical - Associada àqueles que têm facilidade em compreender o som, captar sua expressão e transmitir sentimento através dele, como Mozart, Jimi Hendrix eGilberto Gil.
Lógico-matemática - É a inteligência que remete ao universo lógico, repleto de números e fórmulas. A maioria dos testes de QI acaba medindo esse tipo de intelecto, exemplificado nos físicos Albert Einstein e Niels Bohr.
Espacial - Está relacionada a pessoas que têm facilidade em trabalhar com coordenadas espaciais e em pensar em imagens, como o arquiteto Oscar Niemeyer ou o pintor Pablo Picasso.
Corporal-cinestésica - A facilidade em se locomover pelo espaço, conhecer bem o potencial físico do seu corpo e ter boa coordenação motora é típica de grandes nomes do esporte, como Pelé e Michael Jordan.
Interpessoal - Está ligada à habilidade de lidar com outras pessoas e a trabalhar em grupo. Frequentemente é vinculada a professores e políticos, como Barack Obama.
Intrapessoal - É a inteligência relacionada ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, inclusive quando a pessoa se encontra em situações difíceis. O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela é um de seus melhores exemplos.
Naturalista - Essa inteligência, proposta após a divulgação das ideias de Gardner, está associada àqueles que têm grande facilidade em transitar pela natureza, como osíndios.

Por muito tempo pensei que eu fosse uma inútil e burra pois eu fazia aqueles testes de QI e minha nota não era das melhores, mas descobri que os testes de QI só medem a inteligência lógico-matemática e essa não é meu tipo de inteligência, fiquei muito aliviada depois que fiquei sabendo disso, oba eu não sou burra, kkkk.


Fonte: Revista Planeta, clique aqui para ver a reportagem completa.


Mas e ai povo quais são seus tipos de inteligência?



5 comentários:

Gisele Lopes disse...

Legal acho que a minha é intepessoal e linguistica! bacana o post!

Amanda disse...

acho que a minha é linguistica heheeh
Beijos,

Maonamake.blogspot.com

Unknown disse...

os meus são os dois 1°
amei bjusssssssssssssssssss

Juliana disse...

Oi Pri!!!

Hhahahah! Claro que vc nao é burra, né amiga?!
A minha acho que ta mais pra Espacial...

Bjos
Juliana
http://miscelaneadajuju.blogspot.com
www.lasantastore.com.br

Vivi Ferreira disse...

uhahuahuahu pri, ninguem é burro amiga, nem o proprio burro huahuahuahua

minhas inteligencias sao a linguistica e principalmente a musical.
mil bjussssssss

Postar um comentário

Obrigada por comentar a sua opinião é muito importante para o blog. BeijO! --*